Hoje, 26 de julho é o dia Mundial de Proteção aos Manguezais, uma data criada para alertar governos e população sobre sua importância. A data foi celebrada pela primeira vez em 2016, principalmente devido à elevação crescente dos níveis do mar provocado pelas mudanças climáticas.
Estima-se que pelo menos ¾ das espécies de peixes marinhos de interesse comercial dependam dos manguezais para se desenvolverem. Ou seja, ele garante a integridade da faixa costeira e dos próprios oceanos, amplia a resiliência dos ecossistemas, das comunidades e da própria atividade econômica costeira.
Em Jijoca de Jericoacoara temos o Mangue Seco, onde acontece o Passeio Ecológico do Cavalo Marinho, feito de canoa pelo mangue, ecossistema que é um berçário natural pela riqueza de alimentos e calmaria de suas águas. A vegetação tem raízes escoras e respiratórias que produzem um emaranhado na lama onde vivem caranguejos e marias-farinhas. Em suas águas, vivem os incríveis cavalos marinhos, ameaçados de extinção no mundo todo. Para preservá-los, nunca são apanhados com as mãos, somente em recipientes que evitem o contato com sua pele, sendo devolvidos ao seu habitat natural logo em seguida.
Viva os manguezais, proteja nossos mangues.
Prefeitura Municipal de Jijoca de Jericoacoara.
#SóoTrabalhoConstrói