TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CULTURAL E PATRIMONIAL EM PAUTA | Você sabia? Professores e estudantes do campus Crato do Instituto Federal do Ceará (IFCE) desenvolveram um aplicativo de mapeamento ambiental e georreferenciamento destinado aos turistas que visitam Jijoca de Jericoacoara. A ação é uma parceria entre o Parque Nacional de Jericoacoara, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)e os campi de Crato e Camocim do IFCE.
A ideia da tecnologia chamada Ecomapss é possibilitar que os visitantes tenham acesso a informações sobre as principais trilhas do parque. O aplicativo utiliza a geolocalização do usuário como referência para informar sobre os pontos de interesse.Enquanto o usuário caminha ou transita pela região, os pontos vão aparecendo no celular para que o turista possa conferir as informações.
* Foram mapeados mais de quarenta pontos de interesse, dentre eles cavernas, formações rochosas, lagoas, além de histórias, contos e saberes da região. Além disso, o app também está disponível para o sistema Android e IOS.
A Prefeitura Municipal de Jijoca de Jericoacoara comenta que o Ecomapss contribui para um turismo de olhar mais sensível e de cuidado com a praia, orla, monumentos naturais e com os nativos da região. Além disso, o app ajuda os moradores da vila a perceber a importância da preservação dos recursos naturais e a utilizá-los como uma ferramenta de educação ambiental, cultural e patrimonial.
* Curtiu a notícia? Então, dê dois cliques na tela, compartilhe com um parceiro que vai dar match nela e vem pra Jijoca de Jericoacoara.
#PrefeituraJijocadeJericoacoara #SóoTrabalhoConstrói #meioambiente #cultura #patrimônio #tecnologia #aplicativo #ecomapss #educaçãoambiental